Nunca é tarde para começar – Saiba mais sobre o poder dos esportes na melhor idade

De acordo com uma pesquisa publicada no British Journal of...
   

De acordo com uma pesquisa publicada no British Journal of Sports Medicine, idosos que praticavam ao menos três horas de atividades físicas por semana (cerca de 30 minutos, seis vezes por semana) viveram aproximadamente cinco anos a mais do que os idosos sedentários. Ou seja, praticar exercícios pode aumentar a expectativa de vida e reduzir em até 40% o risco de morte.

No Brasil, o número de idosos vem crescendo e estima-se que, em 2025, seremos o terceiro país em número de pessoas da melhor idade. Isso faz com que a preocupação com a saúde dessas pessoas também cresça

Nessa faixa etária, a atenção com a saúde deve ser maior, já que há um declínio nas funções fisiológicas que pode gerar problemas à saúde, como a perda de massa muscular (sarcopenia) e, consequentemente, a diminuição da força muscular.

A prática de exercícios físicos pode auxiliar na prevenção de doenças como hipertensão, diabetes, osteoporose, derrames e varizes, retardar o declínio funcional e espantar o sedentarismo. Também ajuda no fortalecimento dos músculos, melhora a flexibilidade e o condicionamento físico e aumenta a capacidade de movimentação. Além disso, é uma ótima maneira de evitar a depressão e a ansiedade, muito comuns na terceira idade.

Em suma, a prática de exercícios pode melhorar tanto as saúdes física e mental quanto a qualidade de vida. É importante lembrar a importância de um acompanhamento profissional e o respeito aos seus próprios limites. Inclua esportes em sua rotina e conte com Extima para potencializar os resultados.