Já ouviu falar em sarcopenia? Sabe como evitá-la? Confira 4 estratégias para manter a saúde dos músculos na melhor idade!

Você já ouviu falar em sarcopenia? É o processo natural...
   

Você já ouviu falar em sarcopenia? É o processo natural de perda de massa muscular, característico do envelhecimento. Ou seja, conforme os anos vão passando e vamos envelhecendo, perdemos, progressivamente, os músculos.

Mas será que podemos retardar esse processo? A resposta é: sim! Alguns hábitos podem nos ajudar a cuidar da saúde dos músculos e evitar a perda excessiva de massa muscular. Confira 3 estratégias para auxiliar a saúde muscular na terceira idade:

  1. Praticar exercícios físicos

A prática de exercícios ajuda a melhorar a autonomia e independência para levar uma vida com menos limitações, como ter mobilidade para caminhar, força para pegar objetos, etc. Existem inúmeros exercícios indicados para a terceira idade, como ioga, natação e, até mesmo, musculação. Os treinos ajudam a aumentar a resistência muscular e até mesmo melhorar a força das articulações.

  1. Investir em uma boa alimentação

Uma dieta equilibrada, com alimentos e bebidas ricos em proteína é um bom caminho para manter a saúde dos músculos. Alimentos ricos em leucinas, como carnes, ovos, soja, proteína do soro do leite (whey) e caseína são essenciais para esse processo. É importante também manter a hidratação do organismo e ingerir quantidades adequadas de carboidratos e gorduras, uma vez que a baixa ingestão energética acelera a perda dos músculos.

  1. Evitar bebidas alcoólicas

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas leva a uma desidratação aguda e atrapalha a produção de energia. Assim, o desempenho diminui, pois a fadiga impede o grande estímulo dos músculos.

  1. Contar com Extima

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Não se esqueça também de consultar seu médico.

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