É possível diminuir os efeitos da Sarcopenia?

Entenda mais sobre o enfraquecimento muscular que atinge a todos, principalmente na terceira idade, e saiba como diminuir seus efeitos.
   

Engana-se quem pensa que os músculos só fazem diferença no reflexo do espelho. A força e a massa muscular são essenciais para realizar qualquer movimento, por mais básico que seja. Dessa forma, garantem maior liberdade e qualidade de vida ao ser humano! No entanto, com o avançar da idade, nota-se que o desempenho muscular já não é mais o mesmo, tornando um pouco mais difícil a realização de tarefas que antes pareciam simples.

POR QUE PERDEMOS MASSA MUSCULAR?

O envelhecimento impacta diversos aspectos da vida, inclusive a saúde muscular. Todos estão propensos a sofrer com a chamada Sarcopenia, uma condição natural e gradativa, que resulta no enfraquecimento dos músculos. Ela ocorre principalmente pela queda de hormônios como a testosterona, o hormônio do crescimento (GH) e a desnervação das fibras musculares por atrofia.

QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS DA SARCOPENIA?

Seus sinais mais comuns incluem a fadiga muscular, dores, maior sensação de cansaço, dificuldade para realizar atividades rotineiras. Em casos mais extremos, resulta em desequilíbrios e quedas, podendo gerar fraturas (frequentes na terceira idade).

É POSSÍVEL DIMINUIR SEUS EFEITOS?  

Mesmo que seja uma condição da qual ninguém está imune, é possível diminuir seus efeitos, sim! E, ao contrário do que se pode pensar, as medidas devem ser tomadas o quanto antes.  

Hábitos saudáveis auxiliam na manutenção da saúde muscular (e da saúde como um todo). Então, lembre-se de fazer escolhas inteligentes para as refeições, escolhendo alimentos variados e nutritivos. Faça exercícios físicos regularmente, mesmo que sejam mais leves e de baixo impacto, como caminhadas ou hidroginástica. E o mais importante: conte com o auxílio de um suplemento protéico de confiança, como o Extima. Ele é composto por nutrientes essenciais no processo de fortalecimento muscular, auxiliando da melhor forma no ganho de massa e força dos músculos, além de contribuir para a redução de gordura corporal.   

Fonte: Saúde Abril