Conheça os benefícios do pilates para a saúde

Por ser um exercício leve e de baixo impacto, o pilates vem ganhando cada vez mais espaço entre o público da terceira idade.
   

Boa postura e músculos saudáveis são essenciais para a sustentação do corpo, além de evitar lesões e problemas vertebrais no dia a dia.

Sabemos que, com as rotinas exaustivas e rígidas, acabamos tendo menos tempo para cuidar do corpo e praticar exercícios que ajudem a manter um estilo de vida saudável.

Segundo especialistas, os primeiros sinais de enfraquecimento começam a aparecer junto do envelhecimento, mais precisamente após os 35 anos. É comum que ao passar dessa idade, as pessoas comecem a sentir desconfortos, fadiga muscular, desgaste na coluna e, já com a idade mais avançada, desequilíbrios e quedas.

Como amenizar esses desgastes?

Para amenizar esses desgastes, corrigir a postura e fortalecer a musculatura, o Pilates é uma boa pedida de exercício físico.

Com o objetivo de alongar os músculos, cada exercício foi pensado segundo as limitações e as características de cada parte do organismo, de modo que não há riscos de lesões, ferimentos ou efeitos colaterais ao longo de sua prática.

Além dos efeitos positivos para a coluna, o pilates é um exercício físico com um grande apelo estético e de saúde, pois promove o alongamento e fortalecimento muscular, aumenta a mobilidade das articulações e ajuda no emagrecimento.

O pilates é um exercício altamente recomendado para a terceira idade, pois:

1- Trabalha a função muscular, amenizando dores;
2- Ajuda no equilíbrio e previne quedas;
3- Desenvolve a flexibilidade;
4- Previne a trata lesões, pois melhora a lubrificação as articulações, além de controlar dores de machucados pré-existentes;
5- Combate o estresse, pois melhora a respiração;
6- Estimula a coordenação motora;

Apesar de ser muito indicado para a terceira idade, o exercício pode ser praticado por qualquer pessoa que busque maior qualidade de vida.

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Fontes: Companhia Athletica | Minha Vida | Exame – Abril