Como manter a saúde muscular na Melhor Idade

A perda progressiva de massa muscular, ou sarcopenia, é um...
   

A perda progressiva de massa muscular, ou sarcopenia, é um processo natural que afeta todas as pessoas. O declínio do sistema musculoesquelético começa a partir dos 40 anos e vai piorando com o passar do tempo. 

O declínio de massa magra acontece não só pela falta de exercícios físicos, mas também por fatores como mudanças hormonais, doença crônica, inflamações e má nutrição. Além disso, essa condição pode causar danos ao bem-estar físico e emocional e prejudicar a capacidade de executar tarefas do dia a dia, provocando fadiga e quedas.

Mas existe alguma forma de prevenir a sarcopenia ou restaurar a força perdida? Sim!!!

Estudos indicam que mesmo idosos anteriormente sedentários conseguem recuperar significativamente a força e a massa muscular através da prática de exercícios físicos.

Outro fator importante para a manutenção da saúde muscular é a alimentação. Através dela, ganhamos nutrientes importantes, como proteínas, carboidratos e antioxidantes, que auxiliam no ganho de massa magra e na recuperação muscular.

Portanto, para prevenir a ação da sarcopenia ou para restaurar a massa muscular perdida, invista em uma rotina de exercícios e em uma alimentação saudável. Não se esqueça de consultar seu médico para uma avaliação física e alimentar antes de iniciar os treinos. 

Conte também com Extima, que auxilia no combate da perda de massa, força e função da musculatura esquelética e na manutenção da boa saúde dos músculos!