A saúde muscular e sua relação com a osteoporose

Este mês comemoramos o Dia Mundial de Combate à Osteoporose....
   

Este mês comemoramos o Dia Mundial de Combate à Osteoporose. Mas você sabe o que é a osteoporose?

A estrutura do esqueleto vive em constante renovação. Até os 20 anos de idade, ganhamos massa óssea e, depois dos 40, perdemos com maior velocidade. Dois tipos de célula estão envolvidos no ciclo de renovação dos ossos: um é responsável pela absorção de minerais, eliminando áreas de tecido ósseo e criando cavidades, enquanto o outro é responsável por preencher essas cavidades, produzindo novos ossos .

Na primeira etapa da degeneração óssea, a osteopenia, há o desequilíbrio entre as células de absorção e regeneração. Ou seja, as células de absorção degradam o osso com mais velocidade do que as células de regeneração conseguem agir.

Há também a osteoporose secundária, em que a perda de massa óssea está atrelada a outros fatores, como doenças, uso de certos medicamentos, tabagismo, carência de cálcio e vitamina D, sedentarismo e predisposição genética.

Mas o que fazer para prevenir a osteoporose?

Muito se fala sobre cuidados com a alimentação e o controle de cálcio e vitamina D. No entanto, duas atitudes muitos importantes para a prevenção da doença são a prática de exercícios físicos e o fortalecimento dos músculos. 

A massa muscular estimula os osso constantemente. Mesmo durante o sono, quando contraem e relaxam naturalmente, os músculos ajudam a manter a saúde óssea. Assim, quanto menos massa muscular, maior a chance de desenvolver osteoporose.

Por isso, não se esqueça de praticar exercícios físicos com frequência. E conte também com Extima como aliado da saúde muscular.