5 receitas saudáveis para comemorar a chegada da primavera

Conhecida por uma estação produtiva e de ótima colheita, a...
   

Conhecida por uma estação produtiva e de ótima colheita, a primavera merece um cardápio especial, com pratos harmoniosos e coloridos. Confira 5 receitas saudáveis para você aproveitar e consumir  nas mais diversas refeições.

1 –  Mini pizza com massa de couve-flor

Ingredientes 
1 couve-flor grande, 2 ovos grandes, 3 xícaras de queijo mussarela ralado (se quiser substitua pela mussarela de búfala), 1 colher de chá de orégano seco, 1 colher de chá de manjericão seco, 2 colheres de chá de alho em pó, 1 xícara de molho de pizza ou de tomate pronto, 12 folhas de manjericão fresco, 1 tomate cortado em 12 rodadas, 1/4 xícara de queijo parmesão ralado.

Modo de Preparo

Corte a couve-flor em buquês, sem os talos e passe no processador ou bata no liquidificador, até formar uma farofa granulada. Aqueça o azeite e refogue a couve flor triturada, por 3 minutos e espere esfriar. Em uma tigela misture a couve-flor, o ovo, o queijo minas frescal ralado, o alho, a farinha de trigo integral, o sal e pimenta. Misture bem até formar uma massa. Distribua a massa em 3 assadeiras de 15 cm de diâmetro e leve ao forno preaquecido a 200ºC até dourar. Sobre cada mini pizza, distribua o molho de tomate, o cottage, as azeitonas, as folhas de rúcula e tempere com um pouco de sal, pimenta e regue com um fio de azeite.

2 – Espetinho de frutas com molho de Iogurte

Ingredientes
1 maçã cortada em cubos, 6 morangos cortados ao meio, 2 bananas cortadas em rodelas grandes, 1 manga cortada em cubos, 1 cacho de uva a escolha, Folhas de hortelã, 1 colher de mel, 3 castanhas-do-pará trituradas, 1 pote de iogurte natural, 3 colheres de sopa de creme de ricota, Adoçante a gosto. 

Modo de Preparo
Em espetinhos, intercale as frutas e as folhas de hortelã, regue os espetinhos com mel e salpique castanha-do-pará. Reserve.
No liquidificador, bata o iogurte, o creme de ricota e adoce a gosto. Sirva gelado com os espetinhos de frutas

3 – Salada de folhas e rabanete com molho de romã e mel 

Ingredientes
6 folhas de alface lisa, 6 folhas de alface crespa, 6 folhas de alface frisada, 20 folhas de endívias, 3 rabanetes

Molho
5 colheres de sopa de azeite extra virgem, 1 colher de sobremesa de mel, 1 romã médio, Suco de 2 limões grandes, Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo
Higienize as folhas, rasgue-as com as mãos em pedaços grandes e coloque-as em uma travessa de salada. Corte os rabanetes em lâminas finas e misture as folhas. Em uma tigela, bata o suco de limão com um batedor de arame. Adicione o azeite aos poucos, sem parar de bater. Quando a mistura estiver encorpada, junte a polpa do romã, o mel, o sal e  pimenta. Regue a salada com o molho e sirva!

4 – Vitamina de morango e beterraba

Ingredientes
1 unidade de beterraba grande, 20 unidades de morango, 2 xícaras (chá) de iogurte desnatado, 4 colheres (sopa) de farelo de aveia, 2 colheres (sopa) de nozes picadas, 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo ou mel, 1/2 xícara (chá) de água

Modo de preparo
Descasque e pique a beterraba. Coloque no liquidificador e acrescente o morango, o iogurte, a aveia, a água e açúcar. Bata muito bem e distribua a vitamina em taças individuais. Para finalizar, coloque as nozes por cima do líquido, deixando que afundem.

5 – Smoothie de pêssego e linhaça 

Ingredientes
1 e 1/2 xícaras de chá de bebida vegetal de soja, 1 xícara de chá de pêssegos congelados, 2 colheres de chá de semente de linhaça.

Modo de preparo
No liquidificador, misturar a bebida de soja, o pêssego congelado e a semente de linhaça até ficar homogêneo. Servir em seguida.

Aproveite a primavera e abuse de receitas leves e coloridas! Além de ter uma alimentação saudável, é essencial a prática de exercícios físicos para ter uma boa saúde muscular, mas com Extima você auxilia o fortalecimento.